Iniciando o planejamento financeiro do seu negócio.

Baixe a planilha e desenhe a matriz swot financeira da sua empresa.

[activecampaign form=12 css=1]

Danielle Leal

Apoio Operacional

Como anda seu planejamento financeiro?

Eu tenho certeza que você quer que sua empresa tenha sucesso, não é mesmo?! Para que isso aconteça é preciso ter um bom planejamento financeiro. Se ainda não fez o da sua empresa pare tudo e comece agora. Mas calma, vamos te ajudar nesse processo. Primeiro é importante entender o que é planejamento financeiro. Planejamento financeiro é um dos fatores que determina o tempo médio de vida e o sucesso de uma empresa, é onde fica definida as diretrizes financeiras que deverão ser seguidas, além das definições de metas, tempo, ações, ferramentas e metodologia de trabalho que vão preservar a saúde financeira da sua empresa.

Existem algumas metodologias para a realização do planejamento financeiro como:  Análise SWOT, 5W2H e Ciclo PDCA. Mas hoje vamos falar sobre da Análise Swot.

Analise Swot, também conhecida como FOFA, ajuda a identificar os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças do seu negócio. Avaliando os ambientes interno e externo, definindo as estratégias adequadas para otimizar o desempenho financeiro no mercado.

Mas, afinal, o que significa análise SWOT?

os pontos fortes (Strengths) e fracos (Weaknesses) analisa o ambiente interno, são os pontos positivos e negativos que sua empresa tem. Já as oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) analisa o ambiente externo, são fatos que não dependem de você, é algo que acontece que impactam diretamente no seu negócio, afetando tanto positivo quanto negativamente sua empresa. Para entender melhor vamos falar de cada um:

Strengths (Forças)

Deve-se apontar os seus diferenciais competitivos, suas vantagens em relação aos concorrentes, o que seu negócio tem de mais forte.

Weaknesses (Fraquezas) 

Você precisar ser sincero e identificar o que sua empresa tem de falha. O ideal é seja analisado de forma individual cada ponto, para que seja solucionado a curto prazo, caso não seja possível, deve-se tentar contornar para que seja reduzido seus efeitos.

Que tal uma planilha para lhe ajudar a entender a matriz financeira da sua empresa?

[activecampaign form=12 css=1]

A partir das forças e fraquezas é possível conhecer o que tem de bom e que tem a melhorar na gestão financeira do seu negócio.

Opportunities (Oportunidades)

São forças que acontecem no ambiente externo, que independe da sua vontade, mas impactam positivamente no seu negócio. Elas podem surgir a qualquer momento e você deve estar preparado. Uma mudança econômica, um modismo que possa aumentar o consumo do seu produto ou serviço, são exemplos de oportunidades.

Threats (Ameaças)

Ao contrário das oportunidades, são fatos externos que afetam negativamente seu negócio. Catástrofes naturais e escassez de mão de obra são exemplos de ameaças para sua empresa.

Analisando oportunidades e ameaças é possível conhecer seu mercado de maneira aprofundada.

Vamos te dar um exemplo de como montar sua Swot Financeira.

A Análise Swot é importante para conhecer profundamente sua empresa e identificar os pontos que favorecem e os que podem prejudicá-la. Assim, você define suas estratégias de forma assertiva aumentando suas chances de sucesso.

Gostou? Compartilhe com quem você conhece.

Aumente suas vendas com a +Negócios.

São diversos vídeos de treinamento trazendo conteúdo prático para que as empresas apliquem no seu dia a dia e elevem o nível da sua gestão e operação.

REDES - Belém

atendimentoredes@fiepa.org.br

Trav. Quintino Bocaiúva, 1588 Bloco A, 3º andar – Nazaré Belém/PA

REDES - Altamira

redes.atm@fiepa.org.br

Rua Acesso Três, 870 – Jardim Independente I Altamira/PA

REDES - Santarém

redes.consultorstm@fiepa.org.br

Av. Curua-Una, 249, Sala REDES Prainha Santarém/PA

Presença Digital

Telefones

+55 91 4009-4860

+55 91 998473-0312