Você está visualizando atualmente Produtividade em Home Office

Produtividade em Home Office

Como ser produtivo dentro de casa?

Nossa rotina de trabalho já nos permitia, mesmo antes do lockdown, termos dias de trabalho em casa o famoso Home Office. Algumas pessoas próximas sempre me falavam que isso era moleza “onde já se viu trabalhar em casa, deve ficar jogando vídeo game o dia inteiro!”

Quando nos deparamos com a realidade do lockdown, muitos brasileiros foram forçados a adotar o home office como prática principal de trabalho. No início vimos uma grande satisfação da força de trabalho, mas de um tempo para cá começamos a perceber que muitas pessoas preferem ir para o escritório onde, entre outros motivos, se sentem mais produtivas. Então, foi percebido algo que eu falava para minha esposa: ” trabalhar em casa não é tão fácil como você acha”.

Optei por escrever esse artigo, visando falar um pouco da minha experiência e como a gente conseguiu aumentar nossos resultados, bater recordes e produtividade mesmo estando longe do escritório.

O grande segredo do home office está em apenas uma palavra: ROTINA.

Entendo que cada cenário é diferente, cada casa tem suas particularidades e a rotina tem que se adequar a todo esse contexto. Vou trazer um pouco do que apliquei e espero que isso sirva para você.

· Mantenha seus horários iguais ao do escritório. Já começo com a dica mais difícil de seguir, mas é de longe a mais importante. Eu começava a trabalhar todo dia as 08 horas, mesma hora que eu iniciava dentro do escritório, respeitava meu tempo de almoço e tentava sempre encerrar o trabalho às 18:30/19hrs. Deu esse horário, desligava meu computador e me afastava do celular. Inicialmente foi difícil de cumprir, mas após a primeira semana eu já conseguia fazer isso de modo automático.

· Se arrume para trabalhar. Pode parecer engraçado até, mas é muito legal em como isso me ajuda a ser produtivo. Se você ficar de pijama, bermuda, sandálias, etc, o seu corpo parece sentir que você não está trabalhando e sua energia diminuir consideravelmente. Então todo dia que eu fico de home office, eu me arrumo para trabalhar.

· Menos whatsapp e mais ferramentas colaborativas de gestão de tarefas. Na empresa nós usamos o Microsoft Planner e o Microsoft Teams. Treinamos o time para utilizar a ferramenta e partir de então estamos usando em larga escala. Porque é legal de usar essas ferramentas? Simples, organização visual das tarefas de todo mundo, acaba funcionando como um mural da empresa e isso ajuda demais na motivação e a organização dos prazos. Detalhe: mesmo depois das pessoas voltarem para o escritório, as ferramentas já entraram na rotina.

· Trabalhe longe da televisão. Tenho certeza que muitos conheceram alguém que falou que enquanto trabalhava, assistia netflix…Em geral isso é um matador de

produtividade, pois tira totalmente seu foco e isso vai impactar em mais horas de trabalho e ativa o efeito bola de neve para te deixar cansado e estressado.

Essas 04 dicas me manteve bastante produtivo durante todo o período que estivemos 100% em home office. Algumas das rotinas foram transformadas para rotinas de escritório e estão funcionando bem demais.

Fazendo essa rotina, contribui para que o nosso produto de Indicação de Fornecedores tivesse um crescimento de mais de 50% comparando ano contra ano, nosso tempo de resposta ao cliente reduziu drasticamente (saindo de 03 dias para 01 dia), tivéssemos ideias para diversos outros produtos e transformar totalmente a empresa, a tal ponto de que hoje nós temos uma área só focada em Inteligência de dados e tecnologia.

Portanto, volto a repetir, o grande segredo do home office está em apenas uma palavra: ROTINA.

 

Deixe um comentário