Você conhece seu negócio? Tem certeza?

Lucas Lourinho

Coordenador de Planejamento

Pode até parecer exagero, mas é a mais pura verdade. Quando se trata de negócios, o controle sobre os itens que o compõe, é essencial para a sustentabilidade e crescimento da sua empresa.

Você deve estar falando: “ Lucas, eu sei tudo que acontece na minha empresa, nada acontece aqui dentro que eu não saiba”. Será mesmo? Vamos fazer alguns exercícios nesse artigo.

Ter o controle do seu negócio vai muito além de conhecer o produto ou serviço. Ele inicia no planejamento. Aqui vai nossa primeira pergunta: Qual a periodicidade que você faz o planejamento operacional do seu negócio? Se você respondeu que é 01x por ano, você já está deixando algum dinheiro na mesa. O ideal é termos planejamentos mais enxutos e que sejam em um horizonte máximo de 06 meses.

Aqui cabe um parêntese. É totalmente estimulado que você tenha aqueles planejamentos longos, mas que ele seja uma visão ou um objetivo macro, por exemplo: Em 05 anos quero ter um faturamento de R$ 10 Milhões por ano. Agora o que eu poso fazer nos próximos 06 meses que vão me deixar mais perto desse objetivo?

Voltando ao nosso assunto. Porque eu falo que 06 meses é um tempo interessante para você ter de planejamento? O mundo se atualiza muito rápido, as demandas dos grandes projetos se alteram em uma velocidade superior à média do mercado, portanto, não faz sentido você ter um horizonte longo, quando seu mercado muda em um horizonte curtíssimo.

No livro, Gestão de Alta Performance do Andrew S. Grove Ex-CEO da Intel, ele cita 03 etapas que te ajudam a montar um bom planejamento:

ETAPA 1 -> Determinar a necessidade ou demanda estimada, ou seja, qual a demanda do ambiente, do mercado em relação a sua empresa?

  • Você deve analisar e conhecer as expectativas de seus clientes e saber como avaliar seu desempenho. Responda: o que meus clientes querem de mim? Estou atendendo todas as necessidades deles? O que eles esperarão de mim daqui a 1 ano?
  • Você precisa se concentrar na diferença entre as demandas atuais e as demandas esperadas daqui a 6 meses, por exemplo.
  • Aqui é importante você conhecer o seu mercado de atuação, entender sobre tecnologias novas que estão surgindo, se possível faça benchmarking com outras empresas que atendem outros clientes diferentes dos seus.
  • Dica: Uma coisa que pouquíssimas empresas fazem, é entender a fundo o seu cliente. Exemplo: Se você atende uma empresa que é listada em bolsa de valores, você tem acesso a todo o planejamento estratégico, financeiro e operacional dela, você TEM QUE fazer uso dele.

Montamos uma planilha para lhe auxiliar no planejamento operacional.

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ETAPA 2 -> Definir sua situação atual. O que você está produzindo agora? Qual a situação se você não fizer nada de novo hoje?

Conhecer sua situação atual é bem simples, basta utilizar uma lista para colocar seus recursos atuais e dos projetos que está atendendo agora.

O ponto importante dessa etapa, é entender como está sua capacidade dentro dos projetos que você atende hoje. Enxergar oportunidade de automatizar processos para ganhar capacidade operacional e ir atras de outras oportunidades.

ETAPA 3 -> Comparar a etapa 2 em relação a etapa 1. Ou seja, o que você precisa fazer para atender à demanda?

Vamos começar essa etapa com:

O que eu preciso fazer para atender a lacuna que identificamos na etapa 1?

O que eu posso fazer para atender a lacuna que identificamos na etapa 1?

Essa ultima pergunta vai ser o indutor do seu plano de ação para os próximos 06 meses.

Bem simples né? Não! A ferramenta é simples, mas o que você colocar nela, tem que ser bem pensado e analisado por todas as pessoas que tomam decisões dentro da sua empresa. O planejamento é algo super sério, que se for feito com atenção, estudo e honestidade (conheça seu limite) vai fazer seu negócio voar longe!

Te vejo na próxima.

 

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