
No ambiente on-line, empresas e fornecedores criam relação mais próxima no mercado
Um dos setores mais importantes do mercado, a indústria é responsável por movimentar a economia paraense. Para facilitar a geração de negócios no Estado, a REDES, do Sistema Fiepa, tem uma plataforma de negócios com demandas de compras de produtos e serviços atualizadas, voltada para fornecedores locais e de outros estados que queiram vender produtos e serviços às indústrias regionais. Ela centraliza os fluxos de compras dos grandes projetos industriais instalados no Pará.
Pela plataforma, empresários da indústria, comércio, prestadores de serviços ou interessados no geral podem se cadastrar como fornecedores (empresas com CNPJ local ou de outros estados) para participar dos processos de indicações às mantenedoras que têm parceria com a iniciativa. A partir do ingresso no sistema, o participante terá acesso ao maior banco de fornecedores do Estado, consulta gratuita a todos os fornecedores cadastrados, canais de atendimento exclusivos para assinantes e acesso aos estudos de mercado e publicações técnicas da REDES.
A iniciativa já atende, por meio da plataforma, direta e indiretamente, 45 municípios, e conta com 40 empresas no hall de parcerias. Somente em 2020, foram indicados às indústrias 1.367 fornecedores para atendimento de 264 demandas de indicação de fornecedores. “Nós lutamos pela sustentabilidade econômica do Pará e queremos aumentar a competitividade das indústrias, aproximando o comprador do vendedor. Queremos atender mais fornecedores, habilitá-los e filtrá-los melhor, criando uma inteligência de dados. Dessa forma, movimentaremos ainda mais os negócios locais, com aquecimento da economia”, garantiu o executivo de gestão, Marcel de Souza.
A Plataforma de Fornecedores REDES/FIEPA é toda on-line.
Nos 20 anos de atuação da equipe, foi registrado crescimento de mais de 190% nas compras locais realizadas pelas mantenedoras da REDES, saindo de 19% em 2000 para 51% em 2019. Tudo isso totaliza um volume de mais de R$ 134,5 bilhões em compras locais.
Para fazer parte, a habilitação dos negócios é toda virtual através do site www.redesfiepa.org.br, apertar em “Plataforma de Fornecedores” e inserir algumas informações para definir o perfil da empresa. Após isso, efetuar o pagamento de anuidade e pronto, só se preparar para fazer mais negócios.