Compras industriais estimulam economia na área metropolitana do Estado

Mantenedoras da iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), a REDES, que atuam na área metropolitana do estado, foram as que mais geraram oportunidades quando o assunto é solicitação de indicação de fornecedores paraenses para fazer negócios.

Na prática, a indicação é umas das principais atividades da REDES/FIEPA na relação com as indústrias, que contratam serviços ou compram produtos de empresas locais. “A indicação de fornecedores incentiva o desenvolvimento socioeconômico da região. Estas indústrias foram as grandes demandantes de serviços em 2020, e nós acreditamos que este movimento deve continuar crescente em 2021, apenas com ajustes nos segmentos que serão mais demandados”, avalia o coordenador de planejamento e controle da REDES/FIEPA, Lucas Lourinho.

Atualmente a REDES conta com 12 indústrias parceiras e que estão localizadas em todo o estado, sendo que na Região Metropolitana de Belém estão a Alubar, Albrás-Hydro, Alunorte-Hydro, Equatorial Pará, Heineken, Imerys Caulim e também se contabilizam as ações da Mineração Paragominas-Hydro. Juntas, estas indústrias da RMB e mais a Mineração Paragominas compraram R$ 5.8 bilhões de empresas do Pará, em 2019. A previsão é que este mesmo valor tenha se mantido no último ano.

Em 2020, um ano atípico para o mundo devido ao novo coronavírus, parte destas indústrias mantenedoras demandaram compras para o enfrentamento à pandemia. Apesar do segmento de construção civil e manutenção industrial terem se mantido nos primeiros lugares e até dobrado a quantidade de demandas recebidas pela equipe da REDES, neste ano, se comparado a 2019, Lourinho ressalta que, quando a pandemia começou, as demandas por produtos e serviços para enfrentamento à pandemia dispararam. “Foi o momento de serviços essenciais como fornecimentos de materiais de higiene, manutenção de centrais geradoras de energia, entre tantos outros, se destacarem”.

Compras locais – Quando indústrias como estas localizadas no Pará sinalizam que farão aquisições de produtos e serviços de empresas do próprio estado, elas contribuem diretamente para a realização do trabalho desenvolvido pela REDES, que é referência na busca e na evolução dos fornecedores no ambiente de negócios industriais. Essas atividades incentivam mais negócios localmente e estimula a geração de empregos nos mais distintos segmentos da economia.

Coordenadores da REDES, Lucas Lourinho e Rafaela Leoncy

Favorável – Os municípios de Belém, Ananindeua, Marituba e Barcarena se destacam pela quantidade de vezes que fornecedores destas cidades foram indicados. De acordo com dados levantados pela Redes, em 2020 foram atendidas 165 demandas por fornecedores vindas das indústrias parceiras na região, o que correspondeu a 44% de todas as demandas atendidas de todo estado. “Estamos com ótimas perspectivas de incremento nos indicadores de fluxo de demandas atendidas para 2021, com a retomada das atividades de campo cada vez mais próxima na RMB, teremos a adição das ações planejadas com as que ficaram represadas em 2020 e, historicamente, essa forte presença nos municípios de atuação da REDES resulta no aumento do número de demandas e de opções no fornecimento local”, ressaltou a coordenadora de projetos e pesquisa da REDES/FIEPA, Rafaela Leoncy.

Sobre a REDES/FIEPA

Iniciativa do Sistema FIEPA que há 21 anos desenvolve iniciativas de inovação e sustentabilidade econômica no ambiente de negócios industriais. Presente em 40 municípios do estado, atua como agente de informação, realizando ações que oferecem melhores resultados às indústrias mantenedoras, através da elaboração e efetivação de projetos de aumento da competitividade, desenvolvimento e indicação de fornecedores para atendimentos demandas industriais de produtos e serviços.

Deixe um comentário