KPIs. Muitos falam, poucos usam.

Lucas Lourinho

Coordenador de Planejamento

Key Performance Indicator ou Indicadores-Chave de desempenho para os mais chegados. É mais uma daquelas siglas que todo mundo precisa conhecer.

Resumidamente, são aqueles indicadores que traduzem com maior precisão e assertividade o andamento do seu negócio e demonstram para qualquer um se você está perto ou longe dos seus objetivos.

O ideal é ter no máximo 05 indicadores, ou pelo menos 01 KPI em cada departamento da sua empresa. Dessa maneira, os seus relatórios deixam de ter aquela enormidade de números e passam a ter poucos e precisos indicadores que a partir dali você tem o retrato perfeito da situação e poderá tomar uma decisão de maneira mais coerente e assertiva.

Beleza, beleza, entendi o que é, mas como eu coloco isso na prática?

Vamos criar uma situação hipotética: Eu sou dono de um ecommerce que vende ferramentas e peças de motores a diesel pela internet. Além disso, possuo alguns pontos físicos de venda.

Traçei no meu planejamento que gostaria de alcançar R$ 20milhoes de faturamento ao final do ano e para alcançar isso, focaremos na nossa loja virtual (ecommerce) pois ela gera escala.

Que tal montar os indicadores do seu negócio? Baixe a planilha ao lado e inicie já!

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Para sabermos se estamos indo bem ou mal, escolhemos alguns indicadores para acompanhar:

→ Numero de vendas online.
→ Numero de vendas nas lojas físicas.
→ Margem líquida dos produtos vendidos online.
→ Margem líquida dos produtos vendidos nas lojas físicas.
→ Ticket médio dos produtos online.
→ Ticket médio dos produtos vendidos na loja física.
→ Faturamento da loja online.
→ Faturamento da loja física.
→ Quantidade de pessoas acessando nosso site.
→ Quantidade de pessoas abandonando carrinho.
→ Quantas ligações meus vendedores fazem para realizar 01 venda.
→ Verba gasta em anúncios patrocinados.
→ Custo por lead gerado.
→ Custo por lead qualificado.

Percebam que podemos gerar uma enormidade de indicadores que irão, no final das contas, me dar a informação que eu gostaria de ter. Embora todos eles sejam essenciais, eu não preciso perder tanto tempo coletando todos eles. 

Traçei no meu planejamento que gostaria de alcançar R$ 20milhoes de faturamento ao final do ano e para alcançar isso, focaremos na nossa loja virtual (ecommerce) pois ela gera escala.

É importante verificarmos que se eu preciso focar na loja online, é necessário trazer mais gente para dentro do site, eu preciso vender produtos de maior ticket médio e a participação das vendas online no % de faturamento precisam aumentar.

Sendo assim, elencamos 03 que vão nos nortear em relação ao nosso objetivo:

  1. Ticket Médio dos produtos online vs Ticket médio dos produtos físicos.
  2. Faturamento da loja online vs faturamento total.
  3. Custo por lead qualificado.

A partir de agora, toda reunião que eu tiver com a diretoria ou gestores da minha empresa, eu acompanharei somente esses 03 indicadores. É em cima deles que iremos montar planos de ação, se for necessário, é em cima deles que vamos fazer relatórios e estudos.

Utilize os KPIs como seu enorme aliado na gestão do seu negócio.

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São diversos vídeos de treinamento trazendo conteúdo prático para que as empresas apliquem no seu dia a dia e elevem o nível da sua gestão e operação.

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