Indicadores. A bússola para o sucesso.

Lucas Lourinho

Coordenador de Planejamento

Em qualquer negócio é necessário que você saiba a direção que está indo. Isso parece bastante clichê, mas é impressionante como a maioria dos empresários não ligam muito para esses direcionamentos estratégicos. De nada adianta um bom planejamento (se você quer saber como fazer um bom planejamento, veja nosso artigo sobre o tema) se você não consegue ter noção se está no caminho certo ou errado para atingir aqueles objetivos.

A melhor maneira de fazer isso é por meio dos Indicadores. Eles são responsáveis por toda a observação e trilha do caminho para chegar ao objetivo traçado no planejamento.

Nosso objetivo aqui é te mostrar um pouco de como trabalhos a construção e gestão dos nossos indicadores, portanto não vou lhe trazer uma explicação do que são Indicadores, etc. Existem diversos sites e materiais no google que podem lhe explicar isso de maneira mais coerente e que você pode utilizar quando seu tempo permitir.

Alguns tipos de indicadores:

Financeiro: São tipicamente utilizados quando a medição é monetária.

Quantitativo: Quando a métrica relevante não é financeira, mas por ser numérica.

Qualitativo: Usado quando números não são uma referência.

Processos: Usado quando a prioridade é assegurar eficiência.

Performance do time: Usado para medir a força de uma equipe e sua habilidade na execução das tarefas definidas.

Em seu livro, Gestão de Alta Performance, Andrew Grove, nos fala sobre Gestão por Objetivos, que é o precursor do método de OKR. Um ponto a se destacar é a visão de curto prazo que ele nos traz. O ideal e o que utilizamos aqui na empresa é um horizonte trimestral, ou seja, a cada 03 meses nos reunimos e decidimos se estamos no caminho certo ou não.

Ainda sobre Gestão por Objetivos, nos é falado que para que o sistema funcione bem, ele precisa responder duas perguntas:

  1. Aonde eu quero ir? (A resposta nos fornecerá seu objetivo);
  2. Como controlo meu progresso para garantir que cheguei lá (A resposta nos fornece os resultados chave).

Que tal montar os indicadores do seu negócio? Baixe a planilha ao lado e inicie já!

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Como construímos e gerenciamos nossos indicadores?

O primeiro passo é construirmos nosso planejamento semestral e definirmos aquilo que a gente deseja alcançar (nosso objetivo). A partir desse input, cada área fica responsável por construir seus próprios indicadores, sendo que tenha no máximo 03 indicadores por área da empresa.

Imagine que no final desse processo, nós elencamos mais de 10 indicadores. Fica bastante número para gerenciar, certo? Desses 10 indicadores levantados, quais são os 5 principais? Ou seja, aqueles que de fato demonstram se estamos perto ou longe do nosso objetivo.

Uma vez definidos esses 05 indicadores, são eles que a diretoria irá enxergar periodicamente.

Os times que originaram esses indicadores ficarão responsáveis por atualizar e divulga-los para quem interessa saber. Tudo fica dentro de um dashboard formato em powerbi e o processo se torna extremamente dinâmico e colaborativo.

A cada reunião que temos, toda a conversa é somente em cima dos indicadores-chave ou KPIs, assim como todo o plano de ação que traçamos é em cima dos mesmos números. Isso mantem o time alinhado, motivado e nossa gestão fica mais focada em resolver os problemas que de fato vão nos gerar resultados no final.

Hora de colocar em prática no seu negócio!

Te vejo na próxima.

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São diversos vídeos de treinamento trazendo conteúdo prático para que as empresas apliquem no seu dia a dia e elevem o nível da sua gestão e operação.

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