Você está visualizando atualmente Dicas para economizar energia elétrica neste início de ano

Dicas para economizar energia elétrica neste início de ano

Medidas simples podem contribuir para uma grande redução na conta de luz

Os três primeiros meses do ano são famosos por algumas despesas que apertam no bolso, caso não sejam programadas. A atenção precisa ser redobrada, principalmente pelos gastos cometidos nas festas de Natal e Ano Novo, além dos meses de férias escolares. Para se adaptar a este período, a Equatorial Energia Pará elencou algumas dicas e orientações para o uso adequado da energia elétrica com a chegada de 2021.

Vale ressaltar que esse tema se torna ainda mais sensível com as pessoas passando mais tempo em casa por conta da pandemia do novo coronavírus. Dessa forma, ficar atento aos hábitos de consumo e ao tempo de uso dos equipamentos é fator importante para evitar surpresas na conta de luz. Pequenas mudanças de hábitos podem trazer grandes resultados, como por exemplo, utilizar o ar-condicionado com a temperatura na casa dos 21 ou 22 graus, o que garante conforto necessário para o ambiente.

Outra orientação é desligar os equipamentos se for ficar ausente do espaço, como os ventiladores e as tv’s e limpar com frequência o filtro do ar-condicionado para evitar o uso excessivo do motor. Ao adquirir um equipamento novo, é recomendado optar pelos que têm o Selo Procel, que indica o nível de eficiência por categoria.

Em todo o Estado, o início de ano ainda é marcado pelo período chuvoso e neste caso, vale o alerta na utilização do chuveiro elétrico, considerado um grande vilão na conta de energia. Por isso, o indicado é tomar banhos curtos ao utilizar o equipamento.

O executivo de relacionamento com o cliente da Equatorial Pará, Gilliard Vaz, destaca que o mais importante é evitar o consumo excessivo e ficar atento quanto à utilização dos aparelhos domésticos. “A distribuidora acredita ser muito válido oferecer essa orientação a todos os clientes sobre a utilização segura e eficiente da energia elétrica, principalmente nesse início de ano, quando as famílias costumam ter despesas extras, como matrículas escolares, IPTU, IPVA”, reforça o executivo.

 

Dicas de economia 

 Evite abrir a porta da geladeira sem necessidade e retire todos os alimentos que precisar de uma só vez;

– Não coloque alimentos ainda quentes dentro do refrigerador ou do freezer;

– Verifique se a borracha de vedação da porta está em bom estado;

– Não utilize a parte traseira do refrigerador para secar panos e roupas e o mantenha distante da parede, conforme instruções do manual;

– Acumule a maior quantidade possível de roupas para passá-las todas de uma só vez;

– Aproveite ao máximo a luz do dia e apague todas as lâmpadas que não estiver utilizando, exceto aquelas que contribuam para sua segurança;

– Utilize a máquina de lavar com sua capacidade máxima, conforme indicado pelo fabricante, evitando o desperdício de energia elétrica.

 

Deixe um comentário