Produtividade em Home Office

Como ser produtivo dentro de casa?

Um relato pessoal.

Nossa rotina de trabalho já nos permitia, mesmo antes do lockdown, termos dias de trabalho em casa o famoso Home Office. Algumas pessoas próximas sempre me falavam que isso era moleza “onde já se viu trabalhar em casa, deve ficar jogando vídeo game o dia inteiro!”

Quando nos deparamos com a realidade do lockdown, muitos brasileiros foram forçados a adotar o home office como prática principal de trabalho.  No início vimos uma grande satisfação da força de trabalho, mas de um tempo para cá começamos a perceber que muitas pessoas preferem ir para o escritório onde, entre outros motivos, se sentem mais produtivas. Então, foi percebido algo que eu falava para outras pessoas: ” trabalhar em casa não é tão fácil como vocês pensam”.

Optei por escrever esse artigo, visando falar um pouco da minha experiência e como a gente conseguiu aumentar nossos resultados, bater recordes e produtividade mesmo estando longe do escritório.

O grande segredo do home office está em apenas uma palavra: ROTINA.

Entendo que cada cenário é diferente, cada casa tem suas particularidades e a rotina tem que se adequar a todo esse contexto. Vou trazer um pouco do que apliquei e espero que isso sirva para você.

  • Mantenha seus horários iguais ao do escritório. Já começo com a dica mais difícil de seguir, mas é de longe a mais importante. Eu começava a trabalhar todo dia as 08 horas, mesma hora que eu iniciava dentro do escritório, respeitava meu tempo de almoço e tentava sempre encerrar o trabalho às 18:30/19hrs. Deu esse horário, desligava meu computador e me afastava do celular. Inicialmente foi difícil de cumprir, mas após a primeira semana eu já conseguia fazer isso de modo automático.
  • Se arrume para trabalhar. Pode parecer engraçado até, mas é muito legal em como isso me ajuda a ser produtivo. Se você ficar de pijama, bermuda, sandálias, etc, o seu corpo parece sentir que você não está trabalhando e sua energia diminuir consideravelmente. Então todo dia que eu fico de home office, eu me arrumo para trabalhar.
+Negócios
Aumente suas vendas para indústria.
  • Menos whatsapp e mais ferramentas colaborativas de gestão de tarefas. Na empresa nós usamos o Microsoft Planner e o Microsoft Teams. Treinamos o time para utilizar a ferramenta e partir de então estamos usando em larga escala. Por que é legal de usar essas ferramentas? Simples, organização visual das tarefas de todo mundo, acaba funcionando como um mural da empresa e isso ajuda demais na motivação e a organização dos prazos. Detalhe: mesmo depois das pessoas voltarem para o escritório, as ferramentas já entraram na rotina.
  • Trabalhe longe da televisão. Tenho certeza de que muitos conheceram alguém que falou que enquanto trabalhava, assistia netflix…Em geral isso é um matador de produtividade, pois tira totalmente seu foco e isso vai impactar em mais horas de trabalho e ativa o efeito bola de neve para te deixar cansado e estressado.

Essas 04 dicas me mantiveram bastante produtivo durante todo o período que estivemos 100% em home office. Algumas das rotinas foram transformadas para rotinas de escritório e estão funcionando bem demais.

Fazendo essa rotina, contribui para que o nosso produto de Indicação de Fornecedores tivesse um crescimento de mais de 50% comparando ano contra ano, nosso tempo de resposta ao cliente reduziu drasticamente (saindo de 03 dias para 01 dia), tivéssemos ideias para diversos outros produtos e transformar totalmente a empresa, a tal ponto de que hoje nós temos uma área só focada em Inteligência de dados e tecnologia.

Portanto, volto a repetir, o grande segredo do home office está em apenas uma palavra: ROTINA.

Deixe um comentário