Digitalização aumenta produtividade e vendas.

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Digitalizar um negócio significa adotar um mindset digital na cultura organizacional e usar recursos tecnológicos para aprimorar processos que ajudam na produtividade

Com as novas ferramentas digitais e tecnologias à disposição das empresas, o bom uso delas reflete diretamente nos resultados. Acredita-se que a pandemia da Covid-19 tenha acelerado este processo em alguns locais.

Não somente a educação a distância e a telemedicina ganharam forças com o uso dessas ferramentas. Contratações e reuniões também saltaram neste processo. Se a digitalização antes era apenas um plano à longo prazo, com a pandemia elas passaram a ser prioridade máxima.

O especialista em tecnologia e jornalista José Fonteles afirma que o gestor que não planeja investir em ferramentas digitais e de automatização acaba deixando sua empresa atrás da concorrência. “Mesmo que no setor que ele atua não seja tão comum esse tipo de ferramenta, ao invés de ficar na frente do concorrente e oferecer um diferencial para sua equipe e cliente, este empresário acaba competindo de igual com a concorrência”, afirma.

A digitalização em uma empresa tem que ocorrer com o intuito de descomplicar os processos. A dificuldade da espera no universo da digitalização em que as empresas que não se atentaram à modernidade e, consequentemente, ao ‘time’ do retorno necessitam de treinamento de pessoas, visto que as ferramentas digitais e de automatização otimizam processos e diminuem trabalhos mais braçais e repetitivos.

O coordenador de Planejamento e Controle da REDES, iniciativa da FIEPA, Lucas Lourinho, afirma que é importante o gestor se atentar para a qualificação e treinamento da sua equipe, assim como na metodologia de trabalho. “O importante é ter essa noção de que não basta investir apenas em material, mas também nas pessoas, nos colaboradores que vão dar celeridade à essa nova cultura tecnológica na empresa”.

A REDES disponibilizou alguns materiais que tratam sobre o tema e deixam dicas valiosas para quem quer entender mais sobre o tema, destaca Lucas.

Com a pandemia, fornecedores locais tiveram que se adaptar ao novo estilo de contato com as indústrias – demandantes. Canais de comunicação como o WhatsApp, por exemplo, foram uma excelente alternativa como um canal ativo para vendas B2B.

Os Workshops, rodadas de negócios, capacitações, foram ações que ganharam a versão digital dentro da REDES, com a finalidade de levar conhecimento, informação e, também, estreitar laços entre indústria e empresa local.

Fonteles destaca que essa modernidade precisa ser acompanhada da celeridade na empresa. “A digitalização de processos, documentos geram facilidade e agilizam o fluxo de informações. Tempo é dinheiro. Um colaborador perdendo tempo em algo muito manual quando poderia automatizar o processo poderia estar realizando outra tarefa que ferramentas digitais não executam”.

Lucro – A empresa pode aumentar vendas se tornando digital mesmo que a venda ainda seja um processo humano. Pessoas compram de pessoas. Pessoas querem ver e tratar com pessoas quando consomem algo. Se a empresa oferece para sua equipe de vendas ferramentas digitais que dão celeridade ao processo, estes vendedores poderão investir mais tempo em relacionamento com o cliente e fidelização do mesmo. Deixando o que for mais manual para a tecnologia.

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