Como multiplicar as oportunidades

Como multiplicar as oportunidades

A maior plataforma de negócios do estado do Pará!

Nossos fornecedores podem estar em qualquer parte da cadeia de processo da empresa e negócios, tanto na criação, venda, manutenção e suporte do produto ou serviço. Podemos dizer que o segredo do sucesso de uma empresa é, sem dúvidas a organização, ter sempre as informações corretas na palma da mão, que possa facilitar os processos dentro da plataforma.

Esse também é um momento importante para os fornecedores reverem sua estratégia de relacionamento com os clientes ou sua estratégia de produção ou serviços. Se a crise está afetando sua produção ou sua entrega. Com a plataforma podemos ajudar e garantir um bom relacionamento com os fornecedores, que é essencial para o crescimento dos negócios. Além de todo o cadastro completo de cada fornecedor, a plataforma de fornecedores permite que outros fornecedores demonstrem interesses em negociar entre eles e mesmo.

Nessa multiplicação de negócios, podemos citar aqui o Supply Tank, um evento de negócio promovido pela REDES/FIEPA, onde proporciona muitas oportunidades de negócios para os fornecedores, objetivo é ampliar a cadeia de novos negócios, estreitando e promovendo relações entro os fornecedores.

Um dos pontos mais importante é, a busca de referências dos fornecedores com outros clientes para verificar como é a sua prestação de serviço: se ele é pontual, se ele atrasa, e se tem a disponibilidade e tamanho para atender à sua empresa. Outra característica importante para um fornecedor é a flexibilidade. Pois se surgirem demandas novas, elas terão de ser atendidas. Se antes estabelecer contato com seus clientes ou identificar seu público em potencial era algo difícil, hoje ficou mais fácil, a distância pode ser confrontada com apenas alguns cliques.

Alguns questionamentos são feitos, para que a empresa seja selecionada as demandas.

1 – A empresa é da mesma categoria do escopo da demanda?

2 – Seu Porte e local de atuação são aderentes ao que determina a demanda?

3 – As certidões estão regularizadas perante os órgãos?

Esses são checagens básicas que servem somente para determinar se um fornecedor poderá ser indicado ou não. Importante ressaltar que, cada indústria possui os seus próprios requisitos de contratação e que esses filtros são etapas posteriores a da indicação e cabe a cada indústria aplicar os seus requisitos.

Depois de anos coletando dados e analisando demandas, observamos alguns pontos de falha dos fornecedores e que podem comprometer demais o seu acesso aos negócios que são gerados dentro da nossa plataforma de negócios.

1) Se candidatar para demandas que nada tem a ver com seu escopo de atuação. Como dito anteriormente, esse é o primeiro filtro realizado e fatalmente se a sua empresa não tem como especialidade de atuação a mesma categoria do escopo, você estará de fora.

2) Troca constante de e-mails e telefones de contato. A maior fonte de comunicação entre as indústrias e os fornecedores é via e-mail, portanto se a todo momento você resolve trocar o seu, você pode estar perdendo diversos negócios.

3) Tempo de Resposta. Aqui é o maior gargalo que identificamos. Cerca de 42% de todas as nossas demandas, abrem e fecham em 01 dia. Enquanto o tempo de resposta dos fornecedores gira em torno de 3 dias. Imagina só quantos negócios são perdidos, simplesmente por não responder e-mail a tempo.

A plataforma de fornecedores, possui um potencial enorme para gerar negócios não somente entre indústrias e fornecedores, mas também entre todos os elos da cadeia de suprimento.

Use essa ferramenta a seu favor!

Por Ellen Mota – Assistente Administrativa REDES/FIEPA.

Deixe um comentário