Alubar amplia capacidade produtiva com nova máquina

Após alcançar, em outubro, o recorde mensal de 11.310 toneladas de cabos elétricos fabricadas, a Alubar concluiu a instalação de um novo Laminador na unidade de Barcarena. O equipamento é o quarto do tipo instalado na fábrica e tem capacidade de incremento médio de produção de vergalhões de 30.000 t/a.

Na prática, a instalação do novo Laminador aumenta a autonomia da Alubar na produção de vergalhões de alumínio, diminuindo a importação de insumos, impactando diretamente na redução de custos e no tempo de produção.

“Para dar conta da alta demanda do setor elétrico brasileiro, durante todo o ano de 2020 a Alubar teve que comprar vergalhões de fornecedores externos e também importar vergalhões da nossa unidade no Canadá. Isso gerou custos e processos a mais na fabricação dos cabos. Com o novo Laminador nos tornaremos ainda mais autossuficientes na produção de vergalhões de alumínio, resultando em mais rapidez e menos custos de produção”, explica Ulysses Rodrigues, Gerente Geral de Produção da Alubar.

O projeto de instalação do Laminador 4 teve início em maio de 2020 e demandou a obtenção de licenças junto a órgãos públicos, obras civis, compras, contratações e reorganização de espaços – envolvendo praticamente todas as áreas da empresa. O tempo entre a conclusão de compra e o início da operação do Laminador foi de cerca de nove meses e vai demandar a contratação de 32 pessoas para operação e manutenção da máquina.

“Foram três meses de fabricação e dois meses esperando a autorização para o Laminador fosse embarcado para a importação. Essa demora se deu porque os portos estavam priorizando o embarque de equipamentos hospitalares e EPI’s, consequência da pandemia da covid-19. Enquanto isso, nós já realizávamos as obras e mudanças estruturais para receber o novo Laminador. Incluindo a criação de uma nova rua na fábrica, por onde os caminhões carregados de alumínio líquido chegam para abastecer o Laminador”, comenta Mauro Matos, Gerente Geral de Instalações Industriais da Alubar.

Deixe um comentário